domingo, 17 de março de 2013

O que ser quando crescer

É bem comum a gente encontrar vídeos motivacionais, mas esse, em especial, acabou saindo pela culatra num momento muito peculiar de uma pessoa muito próxima e amada, mas que eu vejo o desgaste diário em tentar responder a essa pergunta...

A gente passa a infância inteira sonhando, em devaneios hollywoodianos sobre heroísmo, celebridades, realização, fama e sucesso. E fica a adolescência inteira na maior angústia com essa maldita pergunta. O que eu quero ser quando crescer? E o mais triste, e não raro, os jovens adultos estão frustrados, deprimidos e desgastados por ainda insistirem em buscar essa resposta como se fosse definitiva na vida!

Tem gente que sempre soube o que queria, amou a faculdade que fez, se tornou um profissional seguro e satisfeito, aposenta bem e vai fazer cruzeiro e cuidar dos netos até morrer velhinho e risonho. Mas infelizmente a pressão social pelo padrão de bem-sucedido acelera uma escolha que nem todo mundo está preparado para - ou sabe como - fazer. Já é beeem mais comum gente que entra na faculdade sem saber direito o que realmente gosta, que toma pau em matéria básica da profissão por simplesmente não se reconhecer naquilo, que pula de emprego em emprego e nunca está feliz, tranquilo ou se destacando... e com isso os jovens se tornam adultos frustrados, cansados, ranzinzas, que vão criar filhos humilhados, perdidos, desorientados e sem referência real de sucesso.

Apelo aos institutos de coaching, aos palestrantes motivacionais, aos psicólogos, mas principalmente a cada um de nós mesmos, é que parem com essa pressão de o que vamos ser lá na frente. Só o hoje nos pertence, e por isso eu substituo essa pergunta:

O que você vai fazer HOJE pra crescer? E aí, quando você já tiver feito alguma coisa, e ver no que dá, e aprender com os erros e descobrir novos acertos e alegrias, você mira num próximo passo. E lá na frente, quando já tiver feito alguma coisa, poder responder: eu fui o meu melhor a cada dia. E isso bastou pra eu ser feliz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário