sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Desafio físico: recompensa mental

Nessa semana eu tenho tido, digamos, tempo ocioso suficiente pra navegar, ler e clicar em todo ink que me interesse.

Até eu receber um retuite de um Desafio de corrida, que me fez lembrar do meu trabalho de conclusão de curso.

Formei em Secretariado, mas como bailarina desde os 4 aninhos, não poderia resistir e acabei falando sobre a importância da prática de atividades físicas e o condicionamento físico para um melhor desempenho no trabalho praticamente sedentário de escritórios.

Me mudei pra São Paulo em Janeiro, e com muita satisfação eu via algumas pessoas pedalando para o trabalho. Eu tinha que sair de casa com pelo menos 1 hora de antecedência do meu início de um estágio, caminhar até a estação de trem, atravessar uma estação inteira pra pegar outro metrô, subir uma ladeirinha ou pegar um ônibus pra chegar no escritório, ainda com sono, já cansada de tanto ver gente de cara amarrada ou amassada de sono mesmo. Pedalando, eu saia de casa 30 minutos antes, conseguia ouvir o rádio sem a interferência dos ruídos de metal dos trilhos, chegava lá bem disposta, com o corpo ativo e a mente já funcionando, me arrumava enquanto o computador ligava, além de não precisar pagar academia pra manter a forma.

"Mas é porque você é descolada, né. Nem todo lugar dá pra pedalar". Tem gente que faz por necessidade, por hábito, por praticidade. Eu faço por tudo isso.

O simples fato de sair de casa, estar ao ar livre, movimentar o corpo, faz com que a circulação do sangue seja mais intensa, e sua percepção sensorial pode colaborar muito pra o desenvolvimento de uma sensibilidade maior, podendo conseguir interagir com o meio mais facilmente.

Sim! Andar pelo parque depois de um dia estressante faz você respirar fundo, raciocinar com calma sobre o que aconteceu naquele dia, pensar melhor sobre o que deve ser feito, e o fato de seu corpo estar em movimento liberando substâncias naturais na sua circulação otimizam o raciocínio!

Outro benefício é a disciplina que é criada com a prática de alguma atividade, além do auto-conhecimento. Conhecer seu corpo, suas reações, enfrentar desafios e ter garra para superá-los são formas de você estar psicologicamente preparado para as situações de pressão, cobrança e delicadas do cotidiano.

Mas o mais importante, é fazer de qualquer exercício um momento de lazer, de relaxamento, que, mesmo com o cansaço físico, te dê prazer em fazê-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário